Na noite de sábado (24/04), o filme Chaplin, do cineasta Richard Attenborough, atraiu um grande público ao auditório do Senac de Picos . A sessão gratuita e aberta a toda a população deu início ao projeto Pólo Spark de Artes que tem o apoio do Cine Senac e envolve três instituições de ensino superior que atuam na cidade. Os amantes da sétima arte se deliciaram com a obra do cineasta Richard Attenborough que, ao apresentar sua cinebiografia de Charles Chaplin, contempla quadros significativos da prórpia história do cinema no século XX.
O ator Robert Downey Jr. interpretou Chaplin em diferentes momentos de sua vida, apresentando o lado humano do genial cirador do “Carlitos”, com seus dramas familiares e a perseguição política durante o macartismo.
Na abertura do evento, o diretor do Senac/Picos, Jairo Feitas (foto ao lado), ressaltou a importância dos debates que a instituição vem realizando, numa aproximação com a comunidade acadêmica. Deixou claro que a sociedade só tem a ganhar quando instituições voltadas à formação profissional e à educação se juntam para debater temas contemporâneos.
A psicóloga Patrícia Barros apresentou o Pólo Spark de Artes, que surgiu de uma iniciativa de docentes UFPI e agregou professores da UESPI e da Faculdade R. Sá para a realização de um projeto de extensão de vulto. Outras atividades estão previstas em projetos paralelos, como debates, mini-cursos e oficinas de cinema para revigorar as ações em prol da da cultura e despertar o interesse do público em geral, formando uma visão crítica sobre a obra artística e o universo social com o qual dialoga.
O próximo filme a ser exibido ainda será definido, mas a sessão já está marcada para as 19h do dia 22 de maio, no auditório do SENAC/Picos. Embora a entrada seja gratuita, os interessados devem retirar seus ingressos antecipadamente para garantir seu lugar. A intenção é receber a todos com o merecido conforto.